domingo, 28 de abril de 2013

Sporting 2 - 1 Nacional | Rojo resolveu à cabeçada


Numa partida entre duas equipas na luta por um lugar europeu, o Sporting voltou às vitórias para o campeonato batendo o Nacional por 2-1. Novamente com o golo decisivo a surgir nos momentos finais, a equipa verde-e-branca teve em Bruma o seu farol de criatividade, apesar do erro infantil no golo sofrido. Manuel Machado tentou impedir que Rojo e Ilori iniciassem a organização do jogo, mas a liberdade com que André Martins se moveu entre a linha defensiva e média foi decisiva na superioridade leonina. Partida com bons golos acompanhada por uma boa arbitragem, especialmente a nível disciplinar.

Não foi preciso muito tempo de jogo para identificar a principal característica implementada por Jesualdo Ferreira, a facilidade com que o Sporting cria, via laterais, oportunidades de golo. Nos primeiros 5 minutos os leões remataram por três vezes, sendo que, à quarta oportunidade Capel inaugurou o marcador, num toque de arte após jogada criada por Bruma. O Sporting mantinha a tendência ofensiva, com Adrien e Capel a rematarem fora da área, com a bola a sair perto da barra e ao poste, respetivamente. Por volta da meia hora o Nacional chegou pela primeira vez com perigo à baliza de Patrício, com um remate de Mexer a passar junto ao poste. Até ao intervalo o ritmo de jogo baixou, com muito tempo morto para assistências.

Após o regresso dos balneários o Nacional chegou com maior perigo à área adversária, com Rondon (em termos de movimentação, é dos melhores avançados do campeonato português) em destaque. Apesar da primeira oportunidade flagrante ter sido de André Martins (após grande cavalgada de Miguel Lopes), o venezuelano esteve por três vezes perto do golo, sendo que numa delas apenas um corte in extremis de Ilori impediu a fácil finalização. Aos 70 minutos o treinador insular arriscou colocando mais um avançado, aposta que foi logo ganha com Candeias, em zona frontal, a fuzilar autenticamente Patrício. Estava feito o empate e foi o despertar dos jovens leões. Foram 10 minutos finais de enorme intensidade, com o jogo partido e as duas equipas perto de marcar (Sporting por Schaars, Capel e Bruma e Nacional por Rondon). Acabou por ser Rojo, num lance de bola parada, a aproveitar um excelente cruzamento de Bruma e a fazer um bonito golo. Ainda houve tempo para a expulsão, por palavras, de Bruno Moreira. Em suma, o Sporting mantem o sonho europeu vivo (está a dois pontos, que na prática são três por perder no confronto direto com Estoril, Rio Ave e Marítimo) e o Nacional está praticamente fora do mesmo objectivo.

DESTAQUES SPORTING:


MVP: Capel
Patrício seguro nas bolas paradas. Miguel Lopes e Joãozinho com exibições simétricas (o primeiro bem a atacar, mal a defender e o segundo o contrário). Ilori bem a dobrar Rojo, que despejou muitas bolas. Rinaudo limitou-se a recuperar bolas, com Adrien pouco em jogo e André Martins a assumir o jogo ofensivo. Bruma enquanto teve pernas criou inúmeros desiquilibrios, Capel foi eficaz e Wolfswinkel foi mal servido. Schaars deu tranquilidade à equipa, Viola esticou o jogo e Labyad esteve desastrado.


DESTAQUES NACIONAL:


MVP: Candeias
Gottardi defendeu o que conseguiu. Marçal deu profundidade, já Claudemir sentiu enormes dificuldades perante Bruma. Mexer e Moreno competentes a retirar espaço a Wolfswinkel, algo desatentos nas bolas paradas. Ghazal deu muito espaço a André Martins, Jota fez muitas faltas e Barcellos passou completamente ao lado do jogo. Mateus muito móvel, Candeias rematador e Rondon irrequieto. Campos e Miguel Rodrigues pouco acrescentaram, Bruno Moreira infeliz.


2 comentários:

  1. Boas. Está adicionado o vosso link.
    Façam o mesmo por favor.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Boas. Está adicionado o vosso link.
    Façam o mesmo por favor.

    SL

    ResponderEliminar