quinta-feira, 4 de abril de 2013

Benfica 3 - 1 Newcastle | Encarnados alcançam vantagem importante com um pouco de sorte



O Benfica deu hoje um passo de gigante rumo às meias-finais da Liga Europa, tendo batido no Estádio da Luz o Newcastle por 3-1. Apesar de terem sido claramente superiores, os encarnados tiveram a sorte do jogo, tendo os ingleses rematado ao poste em momentos decisivos do jogo (podiam ter feito o 0-2 ou o 1-2 no início do segundo tempo). Decisiva acabou por ser a entrada de Lima, a sua mobilidade virou o jogo a favor do Benfica que ainda podia ter goleado a desorganizada equipa inglesa.

Jorge Jesus surpreendeu ao colocar André Gomes e André Almeida no onze inicial, decerto já de olho no jogo com o Olhanense. De resto tudo normal, 4x4x2 com Rodrigo e Cardozo na frente. Do lado do Newcastle um 4x2x3x1 puro, Sissoko não jogou como 2º avançado como os comentadores da SIC se cansaram de afirmar. Os primeiros minutos foram controlados pelo Newcastle, com um remate logo aos dois minutos seguido lentas trocas de bola. Numa dessas jogadas o lateral Simpson, sem pressão (falha Gaitan), teve tempo e espaço suficiente para colocar a bola nas costas de Melgarejo onde apareceu Sissoko a cruzar para Cisse fazer o primeiro da noite. A partir do golo (e até final da partida) o Benfica passou a controlar o jogo, e só com perdas de bola seguidas de transições rápidas o Newcastle ia criando perigo, tendo atirado ao poste ao minuto 23. Logo de seguida Rodrigo restabeleceu a igualdade, aproveitando uma defesa incompleta de Kruhl. Até final dos primeiros 45 minutos, destaque para a sequência de bolas defendidas pelo guarda-redes holandês após remates consecutivos (todos perigosos) de Cardozo, Ola John e André Gomes.

A segunda parte começou praticamente com a bola no poste da baliza de Artur, novamente rematada por Cissé que tinha aparecido isolado à frente do guardião. O Benfica tentava aumentar o ritmo mas acaba por ver sempre os lances morrerem a partir de erros individuais, inclusive uma falha escandalosa de Cardozo após brilhante assistência de Rodrigo. Aos 61 minutos Jesus mexeu na equipa, tirou André Gomes e Rodrigo colocando Enzo e Lima. Logo na primeira vez que tocou na bola Lima marcou golo, após erro de Santon. Dois minutos depois (71’), à segunda tentativa, Cardozo fixou o resultado final de grande penalidade. Até final os 44 mil adeptos não tiveram muitos mais motivos de interesse, o Benfica soube controlar a vantagem que praticamente dá o bilhete para fase seguinte.


DESTAQUES BENFICA


O pouco apoio prestado por Gaitan a Melgarejo causou vários lances de superioridade numérica pelo corredor direito inglês. Melgarejo sentiu dificuldades quando Marveux jogava para o interior, o seu movimento típico. Pouco Rodrigo no jogo, apesar do golo marcado. Lima entrou e emprestou maior mobilidade e capacidade de segurar a bola na frente. A insistência de Jesus em ter John do lado direito fez com que o holandês tivesse bastante apagado.




DESTAQUES NEWCASTLE


Kruhl é dos melhores guarda-redes a atuar na Europa, brilhantes defesas que foram mantendo viva a esperança do Newcastle em alcançar um resultado positivo. Muito espaço entre os centrais e os médios, o Benfica tinha muito espaço para trocar a bola no meio-campo adversário. Santon muito intranquilo, raramente subiu no terreno e mesmo atrás não foi esclarecido. Gutierrez deu pouca profundidade, incrível como Obertan não entrou para o seu lugar. Cisse é avançado para outros voos, em termos de movimento e finalização é difícil encontrar muito melhor. 

Sem comentários:

Enviar um comentário