sexta-feira, 11 de julho de 2014

Sessão de Treino - Marco Silva (Sporting CP)


O Sporting abriu hoje, pela primeira vez esta temporada, as portas do treino à comunicação social e adeptos, que gerou grande afluência a Alvalade. Foi portanto a primeira aparição no terreno de Marco Silva como treinador do Sporting, conduzindo uma sessão de treino com incidência nos aspectos físicos e táticos (movimentações ofensivas e situações de jogo reduzido). Por não ter estado no local não foi possível estabelecer a duração dos exercícios

FASE DE ATIVAÇÃO


Divisão do grupo de trabalho em três grupos de nove jogadores, incluindo guarda-redes. Foram realizados exercícios de mobilização geral com bola (direccionando passe e dirigindo-se para o respetivo local), velocidade  (escada de treino) e de retorno à calma com o meinho (um treinador por grupo com a função de manter sempre bola no grupo, dois jogadores sempre no meio).



FASE FUNDAMENTAL

Divisão do grupo em dois (13/12), com os guarda-redes a ocuparem a baliza alternadamente no exercício respetivo. Enquanto que um grupo efetuava um exercício de finalização sem oposição a partir de uma circulação tática (aqui sempre 13 jogadores – Cisse só participou neste), o outro desenvolveu manutenção da posse de bola em espaço reduzido, numa situação de 4x4x4.




Bola a  começar no jogador na posição de médio, que colocava no avançado em apoio frontal. Avançado devolve (com deslocamento para zona de finalização – importante temporizar), com o médio a colocar no extremo. Em overlap, entrada do lateral, sendo-lhe colocada a bola para posterior cruzamento e finalização por parte do avançado. Após finalização, passe realizado para a entrada da área onde o médio deverá rematar. Médio passa a avançado, avançado a médio. Mesmo processo para o lado contrário.

Situação de 4x4x4 em espaço reduzido, com treinador a colocar bola sempre que saia. Apelo à rápida recuperação de bola (indicador do que será de esperar em termos de método defensivo no modelo de jogo leonino). Não foi possível perceber se existia alguma zona limite para cada equipa em termos de posse.




Situação de GR+9x9+GR (uma equipa de fora), com joker ofensivo sempre presente (João Mário). Sempre que uma equipa colocava a bola fora, bola a sair do guarda-redes da equipa adversária (preocupação em sair pelos centrais, que mantinham largura – saída de zona preferencial: laterais). No momento sem bola, definição clara do momento de pressão (paralelismo com exercício anterior).


A equipa que não participava no jogo realizou trabalho de equilibrio (utilizando as bolas elásticas) e alongamentos dinânicos (exercícios sempre com bola).

FASE FINAL

Série de alongamentos dirigida pelo preparador físico.

Sem comentários:

Enviar um comentário