segunda-feira, 21 de julho de 2014

Scouting: como avaliar um jogador? (por Freitas Lobo)

"Como avaliar um jogador? A questão não é simples. Porque os bons jogadores, esses, vemos todos. O olheiro e o guarda do campo. Com os maus também acontece o mesmo, são fáceis de ver. Difícil é ver o chamado jogador "normal" (que não faz grandes jogadas, nem grandes erros) e tem, afinal, escondida, muita qualidade.

O critério para o fazer não tem uma unidade de medida como velocidade, força, finta ou remate. Está relacionado com a inteligência, Isto é, saber como colocar-se em campo. Ter boa recepção de bola e tomar boas opções sobre o que lhe fazer. Passar, segurar ou avançar com ela. Se, depois, a jogada acaba bem ou mal, é outra questão. A detecção do bom jogador esteve antes, na opção tomada. No problema e na bola.

Quando foi ao seu treino de captação, diz Guardiola que pensou mas como vão reparar em mim, se não sou veloz, não finto, sou magro, não remato e só faço passes? Reparam. Porque o olheiro era sensível à…inteligência. Na maioria, são sensíveis à expressão física. Vêem os bons, os maus, mas escapam os normais que escondem…craques!"


in https://www.facebook.com/luisfreitaslobo?fref=ts

Sem comentários:

Enviar um comentário