sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Scouting: Ser Observador Num Contexto Médio/Baixo


CONTEXTO

A meio da temporada que ainda decorre recebi um convite de um colega de turma, adjunto nos seniores do GD Coruchense, que compete na 1ª Divisão Distrital de Santarém e com claro objetivo de subir ao Campeonato Nacional de Seniores. Fui convidado para ser observador da equipa que defrontam na semana seguinte, sempre que este jogarem no norte do distrito.


PRÉ-JOGO

Importante ir para o jogo a observar já com informação sobre a equipa, desde plantel, últimos onzes, jogadores disponíveis e resultados. Este tem sido um dos pontos em que tenho tido mais dificuldade, as fontes de informação a este nível são diminutas (nem no site da Associação de Santarém existe uma lista de jogadores inscritos). Contudo, ficam algumas sugestões:


>> Internet

Aproveitar a base de dados do zerozero ou mesmo páginas no facebook, muitas vezes dos próprios jogadores. Encontrar uma foto do plantel e ver os nomes identificados, chegar ao campo e tentar reconhecer as caras. Tenho conseguido quase sempre arranjar o nome, número, posição e até uma fotografia para enriquecer o relatório.


>> Imprensa 

No que à análise qualitativa das equipas diz respeito, não tenho em grande consideração a opinião publicada, altamente tendenciosa (opinião em vez de factos). São uteis naquilo que é a ficha de jogo (nome e números dos titulares e suplentes) e no registo fotográfico.
­   


>> Amigos/Conhecidos

Tenho a sorte de estar numa turma muito ligada ao futebol distrital, uns ainda como jogadores outro já do lado de fora. Dou o exemplo prático da última observação: consegui uma foto do plantel da equipa a observar e pedi a um colega que reside naquela localidade para ver se me conseguia arranjar os nomes. Conseguiu, facilitou-me a preparação do jogo. Antes do apito inicial já tinha nomes, números e posições.



NO JOGO

>> Conhecer a equipa titular antes do jogo começar

Chegar um pouco antes, ver o aquecimento e identificar os jogadores (chego sempre cerca de trinta minutos antes do jogo começar). Os primeiros minutos são onde, normalmente, se identificam mais comportamentos padrozinados, pelo que a atenção deve ter virada para isso e não andar a tentar ver o número do lateral esquerdo, por exemplo.

­  

>> Observar uma equipa

Sendo o método de observação direta, é preciso definir claramente o que pretendo     observar, isto é, a equipa - para uma boa observação, considero impossível conseguir analisar com qualidade duas equipas durante uma observação direta. Dentro da equipa, identificar o que fazem nos cinco momentos do jogo: processo defensivo, transição ofensiva, processo ofensivo, transição defensiva, esquemas táticos. Não necessariamente nesta ordem, mas estes cinco momentos devem estar separados.


­   
>> Alterações estratégias

Alterações na equipa durante o jogo. Como joga em inferioridade/superioridade numérica, a desvantagem/vantagem que alterações provoca ao sistema tático, substituições efetuadas.



>> Intervenção Treinador

Dadas as pequenas dimensões dos campos, é muitas vezes possível ouvir o que diz o treinador aos seus jogadores. Muito do feedback dado diz respeito a correções de ordem tática (não esquecer de bascular, por exemplo) ou para a necessidade de mudança de mentalidade (incetivo para defender/atacar).


>> Características individuais

Foi-me pedido que no final do relatório fizesse uma pequena caracterização individual. É a parte que menos gosto por ser bastante subjetiva, isto é, em grande parte do jogo o meu foco diz respeito a comportamentos coletivos, e um lance individual que me tenha chamado a atenção influencia a minha opinião sobre o jogador.


>> Filmagens

Normalmente tento gravar os esquemas táticos, são momentos com muitos jogadores aglomerados e com movimentações diferentes. Ainda existe algum preconceito em relação ao papel do observador, é visto como um inimigo em muito lado. Dou um exemplo: conhecia o treinador da equipa que enfrentava a que queria observar, e sabendo que normalmente não filmam os jogos pedi autorização para filmar, sendo que posteriormente lhe facultava a filmagem. Disse que ia falar com a direção e dava-me uma resposta. Um mês depois, ainda não a tenho. No que podia ter sido uma situação win-win para ambas as partes, fiquei-me pela observação direta e ele sem gravação. São situações para as quais temos de estar preparados e dar sempre uma resposta sem criar conflitos. Se há coisa que aprendi é nunca fechar portas...
Contudo, o meu próximo investimento será a compra de uma câmara, possivelmente uma GoPro. Boa qualidade de imagem, fácil de manusear. Em alguns casos, nem vão saber que estou a filmar. Temos de nos saber adaptar ao contexto.



PÓS-JOGO

Este é o relatório tipo que construi, vou alterando o conteúdo conforme o adversário. Importante conseguir usar um qualquer programa de edição de imagem, no caso utilizo um bem simples mas que me permite fazer o que quero (powerpoint).





Sem comentários:

Enviar um comentário