segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Primeiro Treino num Contexto Sénior



CONTEXTUALIZAÇÃO

Enquanto a vida mo permitir, vou jogando por divertimento no clube da minha terra, na INATEL. Poucos treinos, jogam os melhores.  Acontece que na última semana o treinador não pôde ir e, como sabem que estou na licenciatura em Treino Desportivo, pediram-me para dar o treino. Podia ir pelo lado simples, seguir o que o treinador normalmente faz (corrida, mobilização, velocidade, remates, jogo), mas já que tive a oportunidade resolvi planear uma  unidade de treino que pudesse fazer face às principais lacunas que identifico na equipa: princípios específicos de jogo no que há racionalização do espaço diz respeito; típica fixação na marcação individual em todos os momentos do jogo. Planeei o treino para 18 jogadores + 2 GR’s, sendo que apareceram apenas 14 + 1 GR. Os exercícios que resolvi aplicar foram já testados por mim e outros colegas no contexto de aula, pelo que escolhi aqueles que sabia que realmente funcionavam, tentando-os adaptar da melhor forma.

O TREINO

§  Fase de Ativação

Objetivo: Mobilização geral (c/ combinações diretas e deslocamento)

Orgânica:  1 passa para 3; 3 devolve a 2; 2 para 4; 4 conduz para o cone ao lado. Deslocamento para onde passou. Igual do lado contrário.

Dificuldades: Claramente a intervenção. Mesmo com demonstração, foram necessários quase dois minutos para que todos percebessem para onde deviam passar e deslocar. Dificuldades técnicas (impossíveis de trabalhar num treino!) na recepção, não houvesse bolas próximas o exercício tinha perdido toda a dinâmica. Solicitada aproximação à bola no momento da recepção.


§  Fase Principal (Divisão em dois grupos, de 6 e 8)

Tendo previsto a participação de 18 jogadores, era para dividir o grupo em três grupos de seis, criando situações de 3x3 em 3 exercícios diferentes, com 10 minutos em cada um.

*resolvi retirar as portas do corredor central, mantendo a obrigação de ocupar apenas dois corredores no momento defensivo

Objetivo: Príncipios específicos jogo (progressão, cobertura of, , espaço \\ contenção, cobertura def, concentração)


Espaço: 25x10

Orgânica: Objetivo de passar em progressão nas balizas; equipa que defende só pode ocupar dois corredores; equipa que ataca dá largura e cobertura/mobilidade ao portador.

Dificuldades: 
Grupo c/ 6 (3x3) _  Rapidez na circulação para o corredor livre (jogador em largura), excessiva procura de passar na porta do corredor da bola. Largura passou em alguns momentos para mobilidade, em resultado de uma deficiente concentração do defesa (espaço nas costas).

Grupo c/ 8 (4x4) _ Não estando durante todo o exercício com o grupo, o facto de ser 4x4 em vez de 3x3 limitou claramente o exercício. Sugeri que cada equipa deixasse um jogador de fora e que fosse entrando, mas para todos participarem no exercício acedi ao pedido. Valeu pela necessária tomada de decisão em função da contenção adversária.


Objetivo: Príncipios específicos jogo (Cobertura/Mobilidade)

Espaço: 30x20

Orgânica: Jogador em cobertura: não pode sair da zona mas pode defender. Jogadores do meio não entram na zona defensiva, mas podem entrar na zona atacante para marcar. Objetivo de passar entre umas das balizas com bola controlada.

Dificuldades: 
Grupo c/ 6 (3x3) _  Foi o exercício que correu melhor, o respeito pela orgânica e, consequentemente, pelos objetivos do exercício. Situações em que foi repetida a circulação: jogador em progressão dá na cobertura, ao mesmo tempo que o outro dá mobilida para a porta do corredor oposto. A capacidade de passe do jogador da cobertura foi decisiva para que isto acontecesse.

Grupo c/ 8 (4x4) _ Com um jogador a mais, resolvi criar uma situação de 1x1 no jogador de cobertura – não era isto o pretendido, mas assim até teve de pensar e executar mais rápido. Na orgânica, permiti que um dos atacantes entrasse na sector atacante, criando 2x1 – objetivo de criar situações de “finalização”, menos preocupação com o aspecto defensivo neste caso.


*Não realizado para não se perder dinâmica entre exercícios (falta de material)

Objetivo:  Mobilidade
Orgânica:  Jogador como avançado: não defende, recebe e finaliza rápido. 2x2 no sector no médio, objetivo de colocar no avançado entre as portas.



Objetivo:  Jogo Holandês

Orgânica:
Equipa que ataca:
Médio-defensivo não passa o limite Médio-centro pode baixar
Extremos em largura
Médio baixa, avançado procura naquela zona.
Equipa que defende:
Médio pode sair da zona (pressão)
Basculação em função da bola (lateral contenção, restantes defesas em linha – concentração)
Recupera a bola tem de passar pela linha para poder atacar.

Realizado: Situação de GR+7x7+GR num sector. O jogador a mais tendo em conta o planeado funcionou como mais um médio-defensivo. A nível de factores de melhoria, a criação de um objetivo para a defesa (passar por uma linha em condução). Depois disto, 7x7 em meio-campo, com muitas situações de finalização


CONCLUSÕES


A nível pessoal, necessário melhorar naquilo que é a transmissão do que é para fazer no exercício e ser mais específico na solicitação do que é pretendido no exercício. Na situação de 7x7 tive de participar, pelo que não foi possível corrigir movimentos ou identificar se aconteciam ao não tanto quanto gostava. No que à unidade de treino diz respeito, preparar-me melhor para aquilo que é a falta/excesso de jogadores, bem como melhorar nas transições entre exercícios (pormenores como coletes, colocação de balizas). Por último, o grupo. Foram recetivos e alguns dos jogadores já pediram que repetisse. Facilitaram a minha intervenção e naquilo que é o empenho no exercício foi bastante útil um dos jogadores mais velhos do plantel, “dando nas orelhas” a quem não tivesse a dar o melhor que podia.

1 comentário:

  1. bastante bom o treino e o planeamento. acho positivo a sensibilidade para ter abdicado de um dos exercícios, quem começa a treinar quer por vezes fazer tudo de uma só vez e há a tendência para carregar o treino de exercícios. abraço

    ResponderEliminar