segunda-feira, 18 de março de 2013

História nas mãos de Jesus


Podia ser o sumário de uma catequese, mas o título não se refere a nada religioso. Quer dizer, para muitos adeptos estamos perante um profeta, alguém que irá mudar o rumo do seu clube. De facto, penso que se aproxima algo histórico no futebol português. O profeta chama-se Jorge Jesus, o clube é o Benfica.

Conquistando a Liga Portuguesa (tem um calendário bastante favorável em comparação com o Porto, além de que é motivante poder ir ao Dragão perder e continuar na liderança), a Taça de Portugal (só algo sobrenatural impedirá a sua conquista) e a Liga Europa (a par do Tottenham e Chelsea, que são equipas bastantes irregulares, o Benfica é o principal favorito), Jorge Jesus será o primeiro treinador da história do clube a ganhar as três competições na mesma época. Tudo depende dele. Não marca golos nem os impede, mas a sua gestão, ou seja, a forma como vai preparar táctica e emocionalmente as partidas será essencial para que os encarnados ganhem. E o que terá de ter em atenção?

1º GESTÃO DO PLANTEL: O ponto básico. Manter a frescura de alguns elementos será determinante para que a equipa não perca equilíbrio e competitividade. Artur, Garay, Luisão, Matic, Salvio e Cardozo são a coluna vertebral desta equipa, mas aposto em Lima como o joker desta fase final da temporada. Nem sempre será titular, mas é o tipo de jogador que em qualquer condição (sozinho ou acompanhado na frente, servido de costas ou de frente para a baliza, etc.) resolve um jogo. Destaco mais um jogador, Matic. Rezem os benfiquistas para que não se lesione nem seja suspenso (atualmente tem cinco amarelos na Liga, já com castigo cumprido), todo o esquema ofensivo tem Matic como farol, quando não jogou o Benfica jogou muito mal.

2º MANTER MOTIVAÇÃO: Manter todos os jogadores motivados, sem “birras” por não jogarem, e fazê-los entender que o cumprimento dos objectivos coletivos também os valorizará individualmente. Utilizar os jogos da Taça e outros “resolvidos” para lhes dar minutos e sentirem-se parte da equipa.

3º RELAÇÃO COM OS ADEPTOS: Utilizar conferências de imprensa e flash interview para passar um discurso populists (nisso Jesus é bom), juntar os adeptos em torno do clube, fazê-los encher o estádio e acreditar que é possível ganhar tudo! Será importante capitalizar as redes sociais e utilizar vídeos motivacionais, algo que o adepto apaixonado adora. Importante não criar atritos com o rival (JJ vs VP), será muito mais importante concentrar atenções na própria equipa.

Consiga Jorge Jesus controlar estas variáveis e Maio será um mês encarnado. Porém, não deixa de ser irónica que, por trás disto tudo, se jogue uma renovação…

Sem comentários:

Enviar um comentário